16 de dez. de 2020

Unicórnio tradicional: meu primeiro desenho baseado em NADA

 Ficou estranho esse título, mas faz sentido.

Estava olhando umas coisas sobre cavalos. Acabei desenhando um e gostando bastante, ai na brincadeira veio a ideia de colocar um chifre nele por ser um animal branco demais e foi quando eu lembrei que unicórnios originalmente não eram cavalos com chifre!



Fui ali no cantinho pegar meu amado livro sobre mitologia e reler a descrição do unicórnio, que é um animal "chifre preto de 1,20m , pés com casco fendido, corpo semelhante ao de um cavalo (mas não é) e muito pelo para todo o lado!" e um restante de descrição completamente diferente.

Esse é meu livrinho amado!


Estava explicando isso para uma colega e correndo atrás de alguma ilustração de um animal mitológico desses estilo tradicional. Não achei mais do que duas na internet e uma no meu livro. Por que então não fazer a minha?

Todas as  três ilustrações


Foi ai que abri uma tela em branco no Photoshop e entrei na jornada de uma semana de negação e sofrimento! No início achei que estava apenas tomando o rumo de mais um desenho para ser jogado fora, mas até que saiu direitinho...


Nada como começar com uma cabeça fingindo não estar fazendo um cavalo:



Tentei me apegar em detalhes que fugissem um pouco de ser um cavalo e nas orelhas serem retratadas sempre grandes. Assim temos esse jumentinho careca com nariz cor-de-rosa:


Confesso que foi minha primeira decepção, mas fui insistindo. Vai que o cabelo salve ele!

Então lembrei de não fazer completamente brancão como o cavalo anterior, mas logo em seguida esqueci e a perna dele ficou com essa mancha aleatória por quase todo o decorrer do desenho...


A primeira versão do cabelo foi uma coisa bem selvagem, depois cismei que parecia o Chico Bento e meu marido disse que estava muito espetado:


A
qui eu encaixei o rascunho do que seria o chifre de 1,20 só par ter noção de como ficaria:


Mudei para preto para não esquecer a cor e ajustei o ângulo para o errado e o tamanho também para o errado, mas se tenho o print ele vai assim mesmo!


Segui o estilo "espetado" e fiz o restante dos pêlos. Me deparei com um lobisomem...


Agora ele passou por uma depilação e escova:


E o cabelo de Chico Bento foi eliminado, assim como o rascunho torto de chifre:


Agora corrigi tamanho e ângulo do chifre:


Coloquei uma leve textura na pele para não ficar uma cor muito chapada e iniciei os cascos baseando-me nos de cabras:

Agora vai nascendo pêlos por tudo! Não mais "espetados"!


Construindo os detalhes do chifre:


Ajustando os contornos:


Finalizando com as luzes e sombras de leve:


No fim tive esse bichinho aqui:


Como consigo desenhos tão realistas e outros que nem passam perto disso? Dou como nota para ele uns 7,5. Acredito que a maior dificuldade foi tentar fazer um animal sem base em nenhum outro. 

Fica aqui registrada minha dificuldade e detalhes de como foi agora. Vejo que esse desenho ainda pode ser muito melhorado e por isso pretendo daqui a uns anos o pegar novamente e reciclar o método com o que eu aprender praticando durante alguns anos.

É isso então. Espero avaliações sinceras!

Os comentários foram desativados:

tenho de 70 a 100 visitantes por dia e quase nenhum comentário nas postagens, apenas no meu e-mail. 

Acabei achando a sessão inútil de manter. Contato: JulianaOdeiaCafe@gmail.com