Essa é uma das raríssimas vezes em que o texto não é meu! Quando aconteceu antes? Duas no máximo?
O resumo estava tão perfeito que nem tinha como não salvar! Adicionei as figuras e fiz bem poucas modificações.
Fica aqui para estudo!
História
ARISTÓTELES (384-322 AC) - Filósofo e cientista grego escreveu um tratado de embriologia no qual descreveu o desenvolvimento de alguns embriões animais. É considerado o Fundador da Embriologia
FRANKLIN P. MALL(1862-1917) - Coletou embriões humanos para estudo cientifico. A coleção de Mall é parte da Coleção Carnegie de embriões, conhecida em todo o mundo. Atualmente ela se encontra no Museu Nacional de Medicina e Saúde, no Instituto de Patologia das Forças Armadas em Washington, DC.
Aristóteles
https://br.pinterest.com/pin/73816881371891599/
Conceito
Ciência que estuda a formação dos complexos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma única célula indiferenciada. Considerando-se o desenvolvimento embrionário, este inicia-se pela fecundação, gerando o zigoto ou ovo. A embriologia ocupa-se com a origem e o desenvolvimento de um ser a partir de um zigoto até o nascimento deste.
https://meupet.elanco.com/pt-br/filhotes/desenvolvimento-dos-filhotes-de-cachorro/
Terminologias
Ovócito - Célula germinativa feminina produzida nos ovários.
Espermatozoide - Célula germinativa masculina produzida nos testículos.
Zigoto - Célula que resulta da união do ovócito ao espermatozoide durante a fertilização.
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-corona-radiata.htm
Clivagem – É a série de divisões celulares mitóticas do zigoto que resultam na formação das primeiras células embrionárias – os blastômeros.
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-clivagem.htm
Mórula – É uma massa sólida que tem de 12 a 32 blastômeros. Os blastômeros formam uma bola compacta de células. O nome mórula deriva da sua semelhança com a fruta amora.
Blastocisto - Após a entrada da mórula no útero, a partir da tuba uterina, uma cavidade preenchida por líquido – a cavidade blastocística desenvolve-se no seu interior. Esta mudança converte a mórula em blastocisto. Suas células localizadas centralmente, o embrioblasto, formam o primórdio do embrião.
Implantação ou nidação – Processo durante o qual o blastocisto adere ao endométrio (membrana mucosa ou revestimento do útero) e subsequentemente se implanta nele.
https://www.infoescola.com/biologia/morula/
Gastrulação – Nesta fase forma-se no embrião um disco embrionário trilaminar. As três camadas germinativas (ectoderma, mesoderma e endoderma) vão se diferenciar nos tecidos e órgãos do embrião.
Neurulação – É o desenvolvimento do tubo neural a partir da placa neural. É o primeiro indício do Sistema Nervoso Central.
https://blogdoenem.com.br/embriologia-revise-neurulacao-biologia-enem/
Concepto – O embrião e seus anexos ou membranas associadas. O concepto inclui todas as estruturas embrionárias e extra embrionárias que se desenvolvem a partir do zigoto. Portanto inclui o embrião, a parte embrionária da placenta e suas membranas associadas, âmnio, saco coriônico e saco vitelino.
Folhetos Embrionários:
Ectoderma: epiderme, epitélios do nariz, boca e glândulas sebácea, mamária e salivar.
Mesoderma: endotélio (tecido que reveste os vasos sanguíneos internamente), epitélio urogenital e de membranas que envolvem os órgãos - serosas (pleura, pericárdio e peritônio).
Endoderma: fígado, pâncreas, glândulas tireóide e paratireóide, epitélio de revestimento interno do tubo digestório, dos pulmões e da bexiga urinária
https://www.todamateria.com.br/folhetos-embrionarios/
O embrião é formado a partir da fecundação (encontro do espermatozóide e o óvulo). Vários espermatozóides são atraídos para o óvulo para que ocorra a fecundação. São necessários muitos espermatozóides, pois a membra na do óvulo é muito resistente.
Somente o primeiro espermatozóide fecunda o óvulo. Se entrarem mais de um, os outros morrerão. A região anterior do espermatozóide é chamada de acrossomo, região rica em enzimas usadas para romper a membrana do óvulo.
Tipos de óvulos
O gameta masculino (espermatozóide) é igual para todos os animais, sendo diferente somente no número de cromossomos. Já o gameta feminino (óvulo) é diferente para cada animal. Além do número de cromossomos, a diferença entre óvulos se baseia na quantidade e distribuição do vitelo (alimento do embrião).
Óvulos oligolécitos
OLIGO = POUCO
Apresentam pouco vitelo na célula. Os animais que possuem esse óvulo são os poríferos, celenterados, equinodermos e mamíferos.
Óvulos heterolécitos
HETERO = DIFERENTE
Apresentam uma quantidade diferente de vitelo na célula. Os animais que possuem esse óvulo são os platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, peixes e anfíbios.
Óvulos megalécitos
MEGA = MUITO
São óvulos que apresentam uma quantidade muito grande de vitelo. Esse óvulo é encontrado nas aves e nos répteis (ovíparos).
Óvulos Centrolécitos
Apresentam vitelo no centro da célula. Esse óvulo é encontrado somente nos artrópodes (insetos, aracnídeos, crustáceos).
https://brainly.com.br/tarefa/7169554
Segmentação ou Clivagem
É a segunda etapa da embriologia. O embrião se divide em células menores, denominadas de blastômeros. Essa etapa é importante para formar todos os órgãos do embrião. As células formadas são também chamadas de células-tronco. No final desse processo surge um aglomerado de células chamado de mórula. Para cada tipo de óvulo existe uma segmentação diferente.
Segmentação holoblástica igual
O embrião se divide totalmente, com células do mesmo tamanho. Essa segmentação ocorre nos óvulos oligolécitos.
Segmentação holoblástica desigual
O embrião se divide totalmente, mas suas células apresentam tamanhos diferentes. Ocorre nos óvulos heterolécitos.
Segmentação meroblástica discoidal
O embrião se divide parcialmente, formando um disco na parte superior da célula. Ocorre nos megalécitos.
Segmentação meroblástica superficial
O embrião se divide parcialmente, mas essa divisão ocorre somente na periferia da célula. Ocorre nos centrolécitos.
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/embriologia/reproducao9.php
Formação dos tecidos
O embrião passa por várias etapas, que são: Blástula, Gástrula e Nêurula.
A Blástula é um líquido que preenche o embrião, separando as suas células.
A Gástrula é uma fase onde o sistema digestório do embrião começa a ser formado.
https://pt.sawakinome.com/articles/biology/difference-between-blastula-and-gastrula-3.html
Na Nêurula o sistema nervoso do embrião começa a ser formado. Não somente o sistema nervoso, como também os outros órgãos restantes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%AAurula
Ectoderme: forma a pele, as unhas, os dentes e a língua.
Endoderme: origina os sistemas digestório e respiratório.
Arquêntero: origina o intestino.
Mesoderme: origina os ossos, os músculos, os sistemas circulatório, urinário, endócrino (hormonal) e reprodutor.
Celoma: forma os órgãos internos.
https://www.infoescola.com/embriologia/ectoderme/
Tubo neural: origina o sistema nervoso.
Notocorda: origina a coluna vertebral do embrião.
https://traumatologiaeortopedia.com.br/informe/notocorda/
Anexos Embrionários
São estruturas que ficam ao lado do embrião, protegendo-o e fornecendo-o alimentos. Os anexos embrionários são: placenta, cordão umbilical, âmnio, alantóide e saco vitelínico.
Placenta: presente somente nos mamíferos. Fornece nutrientes, hormônios, anticorpos para o embrião. Retira as excretas do embrião, retirando suas impurezas.
Cordão umbilical: faz a ligação da mãe com o filho. Está preso tanto na placenta e no filho e pode ser encontrado nos mamíferos.
Líquido amniótico: presente em todos os vertebrados. Hidrata o embrião, evitando seu ressecamento. Protege também o embrião contra pancadas que a mãe pode sofrer.
Alantóide: presente em todos os vertebrados. Retira as excretas do embrião. Nas aves, o alantóide retira o cálcio da casca do ovo para a coluna vertebral.
Saco vitelínico: presente em todos os vertebrados. Nos mamíferos, o saco vitelínico é reduzido. Sua função é fornecer alimentos para o embrião.
https://blog.casadadoula.com.br/gravidez/primeira-casa-do-bebe-placenta-bolsa-amniotica-e-cordao-umbilical/
Resumo dos acontecimentos
1 - Fecundação: consiste no encontro entre os gametas masculino e feminino. Pode ocorrer no meio externo (fecundação externa), o que é restrito à vida aquática, ou dentro do corpo da fêmea (fecundação interna). Neste último caso, ocorre a cópula, introdução dos gametas masculinos no sistema reprodutor feminino. Nem todos os animais que realizam fecundação interna têm pênis, órgão copulador. Na mulher, a fecundação ocorre na porção distal da trompa uterina.
Nos mamíferos, quando o gameta feminino chega à trompa, está envolvido pela zona pelúcida e por células foliculares. Encontra-se no estágio de ovócito II, e o seu primeiro corpúsculo polar está no interior da zona pelúcida. A fusão do espermatozóide com o ovócito se dá por ação das enzimas presentes no acrossomo do primeiro. Após a entrada do núcleo do espermatozóide, o núcleo do ovócito I sofre a segunda divisão meiótica. O núcleo masculino se une ao núcleo feminino e formam o núcleo do zigoto. Todo o patrimônio genético do novo indivíduo fica, neste momento, determinado. O primeiro e o segundo corpúsculos polares desaparecem.
Após a entrada do primeiro espermatozóide, a membrana do óvulo se modifica, tornando-se intransponível aos demais espermatozóides (membrana de fecundação).
http://gracieteoliveira.pbworks.com/w/page/50057929/Ciclos%20de%20vida
2 - Segmentação: o zigoto dá início a uma série de divisões sucessivas por mitose. São as clivagens, onde o volume do embrião se mantém. As células resultantes das primeiras divisões do zigoto são os blastômeros, cujo número aumenta em progressão geométrica até produzir uma esfera maciça de células, a mórula.
Posteriormente, as células se afastam do centro, onde se forma uma câmara cheia de líquido. Nesse estágio, o embrião é chamado blástula. Devido ao consumo de material nutritivo, o volume da blástula é menor que o do zigoto.
O tipo de segmentação depende da quantidade e da distribuição do vitelo no zigoto.
https://www.biologianet.com/embriologia-reproducao-humana/segmentacao.htm
3 - Gastrulação: é a fase onde se iniciam as diferenças mais marcantes entre os vertebrados. Consiste no período em que a massa celular da blástula irá originar 3 camadas ou folhetos germinativos. Cerca de metade das células da blástula migra para o interior. Essa migração segue caminhos muito específicos para cada tipo de ovo.
Todos os vertebrados são deuterostômios, e do blastóporo surge o ânus.
As células do revestimento externo do embrião constituem o ectoderma, e as que revestem o arquêntero formam o endoderma. Longitudinalmente ao arquêntero, forma-se o mesoderma. Animais com 3 folhetos embrionários são ditos triblásticos.
Do mesoderma, formam-se 3 estruturas longitudinais: a notocorda, massa que consitui o eixo de sustentação do embrião, os somitos, blocos segmentares que produzirão músculos, tecido conjuntivo, etc., e o celoma, cavidade corporal revestida por dois folhetos da mesoderma. A região de associação entre o arquêntero e o folheto mesodérmico em contato com ele constitui a esplancnopleura, enquanto a área de aposição do outro folheto mesodérmico com o estoderma forma a somato-pleura.
No final da gastrulação, a região dorsal da gástrula origina a placa neural. As bordas se encurvam, constituindo a goteira ou sulco neural e, posteriormente, o tubo neural, precursor do encéfalo e da medula espinhal. Ressalta-se que o tubo neural se origina de células ectodérmicas.
https://www.famema.br/ensino/embriologia/roteiromuscular1.php
4 - Organogênese: consiste no período em que as estruturas embrionárias primitivas irão ensejar o aparecimento de tecidos e órgãos adultos se diferenciando. No embrião humano, o período de diferenciação está concluído após 12 semanas de desenvolvimento embrionário. Trata-se, portanto, de uma fase particularmente sensível aos agravos, já que pode surgir má formação, como no uso de drogas pela mãe, uso de talidomida, rubéola materna, etc.
https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-tem-umbigo-22955.html
Adaptado de:
DESAFIO NOTA MÁXIMA. Embriologia. 2021. Disponível em: https://www.desafionotamaxima.com.br/. Acesso em: 21 mar. 2021.